Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

SABIAS QUE...?

 

Sabias que podemos ganhar bilhetes para a Queima das Fitas sem termos de queimar as pestanas? É mesmo muito fácil: vai a www.semanada-academica.com regista-te e insere este código: 892a4504 Eu posso ganhar porque te convidei, e tu podes ganhar convidando os teus amigos. Quantos mais participarem mais hipóteses temos de ganhar. Conto contigo! A Queima é nossa!

 

* * * * * * * 




COMER MUITO QUEIJO

Significado: Ser esquecido; ter má memória. Origem: A origem desta expressão portuguesa pode explicar-se pela relação de causalidade que, em séculos anteriores, era estabelecida entre a ingestão de lacticínios e a diminuição de certas faculdades intelectuais, especificamente a memória.
A comprovar a existência desta crença existe o excerto da obra do padre Manuel Bernardes “Nova Floresta”, relativo aos procedimentos a observar para manter e exercitar a memória: «Há também memória artificial da qual uma parte consiste na abstinência de comeres nocivos a esta faculdade, como são lacticínios, carnes salgadas, frutas verdes, e vinho sem muita moderação: e também o demasiado uso do tabaco».
Sabe-se hoje, através dos conhecimentos provenientes dos estudos sobre memória e nutrição, que o leite e o queijo são fornecedores privilegiados de cálcio e de fósforo, elementos importantes para o trabalho cerebral. Apesar do contributo da ciência para desmistificar uma antiga crença popular, a ideia do queijo como alimento nocivo à memória ficou cristalizada na expressão fixa «comer (muito) queijo».




* * * * * * *




Assaltos em casa – nova técnica
(não custa estar atento!)
Cautela:
Um grupo organizado está a enviar pelo correio uma carta com papel timbrado da TV CABO,
onde consta que a empresa está a modernizar a sua tecnologia e que será necessária
a substituição de equipamentos dentro da casa do assinante.
Eles dão o número do telefone de um colaborador, por intermédio do qual deve ser feita a marcação para a realização do serviço.
Ou seja, se o assinante não conhece o golpe e não telefona para a TV CABO para saber se isto é verdade,
o golpe (assalto) é praticado com hora marcada.
As próprias vítimas marcam o dia em que as suas casas podem ser assaltadas!!!
Sugiro que passem esta mensagem aos vossos amigos, tenham eles TV CABO
ou outro qualquer serviço de TV por assinatura, para que eles, também, passem esta informação de interesse.




* * * * * * *




A empresa japonesa Sanwa desenvolveu uma curiosa impressora que não necessita de toner nem de tinta. Além desta promissora característica a impressora ainda tem a capacidade de reabilitar e reaproveitar o próprio papel (cada folha pode ser utilizada até 1000 impressões).
Assim, todos os documentos que já não sejam necessários, em vez de terem como fim o caixote do lixo voltam à impressora que os apaga em segundos para serem de novo imprimidos.
Esta primeira versão do equipamento custará a módica quantia de 5600 dólares/4070 euros, enquanto cada uma das suas folhas especiais custarão uns gritantes dois euros e meio (1.000 unidades dessas folhas custam 3.345 dólares).







* * * * * * *






Vantagens de Separar o Lixo
A reciclagem começa em casa com a separação das embalagens. Depois de colocados nos ecopontos, os pacotes são enviados para Estações de Triagens onde é efectuada uma selecção mais rigorosa. Uma vez feita a triagem, o lixo é compactado e enfardado por tipo de material, sendo posteriormente transportado para as Unidades de Reciclagem.
Separar não só as embalagens mas também outros bens que já não são utilizáveis, como os electrodomésticos ou as roupas, tem muitas vantagens a nível ambiental e económico.
Poupar Energia
Fabricar materiais a partir de resíduos consome menos energia do que produzi-los com matérias virgens. Muitos dos recursos energéticos que se poupam são fontes de energia não renováveis, como o petróleo, por exemplo.
Economizar Matérias-Primas
A utilização de embalagens usadas, feitas a partir de matérias provenientes da recolha selectiva do lixo, é um dos meios mais eficazes de poupança de matérias virgens, como a madeira, a areia, o estanho ou o alumínio.
Aterros Sanitários
Todo o lixo que não é separado vai parar a aterros sanitários. Neste sentido, quanto menos embalagens e outros bens recicláveis forem colocados nos grandes contentores de lixo orgânico maior será o tempo de vida útil desses aterros.
——————————————————————————–
Casa Organizada
Para separar as embalagens e outros desperdícios não é necessário possuir recipientes próprios nem ter um para cada tipo lixo.
Uma das opções ao dispor da família é, de facto, ter três ou mesmo quatro cestos para as principais matérias: papel, plásticos, vidro e lixo orgânico.
Porém, muitas vezes revela-se mais prático distinguir apenas as embalagens recicláveis do restante lixo e separar os pacotes à boca do ecoponto.
Cabe, contudo, à família decidir a situação que mais se adapta à sua casa.
Não importa a forma de separação utilizada, há alguns procedimentos que devem ser tidos em consideração:
As embalagens têm de ir para os ecopontos vazias;
De preferência, os pacotes devem ser espalmados para ocuparem menos espaço, evitando, por um lado, deslocações desnecessárias ao ecoponto e, por outro, reduzindo os custos e a poluição provocada pelo transporte ou armazenamento dos materiais;
Tirar as tampas, rolhas e rótulos das embalagens porque normalmente são feitos de outras matérias;
Algumas embalagens devem ser passadas por água antes de serem colocadas no ecoponto, com o objectivo de afastar os maus cheiros;
Não introduzir os resíduos recicláveis em sacos fechados para facilitar a separação que se efectua de seguida nas Estações de Triagem;
É importante não esquecer que se pode utilizar sempre o mesmo saco de plástico para transportar as embalagens até ao ecoponto, da mesma forma que é possível depositá-lo no contentor amarelo quando estiver estragado.
——————————————————————————–
Papéis, Metais ou Plásticos, Vidros e Pilhas
Muitas vezes surgem dúvidas sobre em que contentor do ecoponto colocar as embalagens. No entanto, não há qualquer problema se houver engano, uma vez que os pacotes passam por um processo de selecção rigoroso nas Estações de Triagem.
Muitas vezes também não há certezas sobre se as embalagens podem ser recicladas. Nestas ocasiões, deve-se procurar pelo símbolo da reciclagem (um triângulo construído por setas) nas embalagens, que indica que o material pode ser depositado num ecoponto.
Contentor Verde
No vidrão cabem embalagens de vidro, garrafas, frascos e boiões, vazios, limpos e sem tampas ou rolhas (que devem, por sua vez, ser colocadas no contentor do lixo indiferenciado).
Contentor Amarelo
Os pacotes de plástico e de metal limpos devem ser inseridos no embalão, com a cor amarela. Alguns exemplos são as garrafas, os frascos e os garrafões de plástico; os sacos de plástico; as latas de bebidas, de conserva ou outras; as embalagens em alumínio; todas as peças em esferovite; os invólucros de plásticos, etc.
Contentor Azul
No papelão azul é possível colocar papel ou pacotes de papel e cartão limpos. Por exemplo: jornais, revistas, cadernos, papel de escrita, embalagens de cartão liso ou canelado, sacos de papel de embrulho, etc.
Contentor Vermelho
Já no contentor vermelho, ou pilhão, devem ser inseridas as pilhas não recarregáveis.
Contentor para Óleos
Nem todos os concelhos fazem a recolha selectiva e a reciclagem de óleos alimentares, que depois são reaproveitados para fabricar sabões e biodiesel. Contudo, existem já bastantes depósitos para estes líquidos junto aos ecopontos.
No caso de não haver este contentor no ecoponto, deve-se colocar os óleos usados em garrafas fechadas e depositá-los nos contentores de lixo indiferenciado. Não se aconselha despejar os líquidos nas sanitas ou lava-loiças porque podem provocar a corrosão das tubagens, obstruir os esgotos e criar graves problemas ao funcionamento das estações de tratamento das águas residuais.
——————————————————————————–
Lixo Indiferenciado
Nos contentores “normais” deve-se depositar o lixo indiferenciado que não pode ser reciclado, bem como os artigos biodegradáveis.
Alguns exemplos do lixo que se pode depositar nos grandes contentores são os papéis vegetais, autocolantes, encerados, pratas, papéis sujos ou com plástico, cerâmicas, rolhas, artigos de pirex, cristais, espelhos, etc.
——————————————————————————–
Medicamentos e Radiografias
Medicamentos
Os medicamentos fora de validade, bem como as caixas vazias, devem ser entregues nas farmácias. É um erro colocar os remédios juntamente com o lixo indiferenciado.
Radiografias
As radiografias devem normalmente ser guardadas durante cinco anos, mas depois disso podem ser recicladas. As farmácias aceitam estes materiais de onde pode ser extraída prata.
No momento da entrega dos radiogramas, é fundamental não esquecer de tirar os relatórios em papel.
——————————————————————————–
Electrodomésticos e Lixo Digital e Tecnológico
Comprar um Novo
Sempre que se adquire um aparelho novo, o estabelecimento é obrigado a aceitar o equipamento usado. Nesta situação não pode ser exigida qualquer quantia ao consumidor. Caso a loja se recuse a ficar com a máquina velha, o cidadão pode fazer uma reclamação através da Linha SOS Ambiente.
Desfazer-se do Antigo
As marcas têm centros de recepção de electrodomésticos espalhados por todo o país mas em número reduzido. Caso não exista um próximo, deve-se contactar o fabricante ou representante em Portugal para combinar uma forma de entrega do material.
——————————————————————————–
Velharias
Os sofás, os colchões, os móveis velhos não devem ser colocados perto dos contentores de lixo indiferenciado ou dos ecopontos. As autarquias têm regras próprias para recolher estes itens.
As Juntas de Freguesia são as instituições mais indicadas para informar sobre os horários e pontos de recolha destes artigos.
——————————————————————————–
Baterias de Veículos e Pneus
Baterias de Veículos
Os acumuladores usados devem ser devolvidos aos revendedores, que são obrigados a aceitá-los livres de encargos.
Pneus
As entidades produtoras são responsáveis por receber os pneus usados, conforme o Decreto-Lei n.º 11/2001, de 6 de Abril. Porém, existem também ecocentros que recolhem este tipo de material.
——————————————————————————–
Doação de Bens
Os bens que ainda estão em boas condições podem ser oferecidos a instituições de solidariedade social ou a bancos de recolha que depois os distribuem por diversas organizações.
As roupas, os brinquedos e mesmo os computadores ou móveis antigos são exemplos de artigos que podem ser entregues em associações de beneficência, que posteriormente os atribuem a famílias ou restauram como forma de arrecadar dinheiro.




* * * * * * *


VAMOS POUPAR ENERGIA






 


Home Email Display Clock Web Home Email Display Clock Web Web